Hoje vou dar dica de uma proposta de atividade para a educação infantil na área de conhecimento lógico-matemático, utilizando a informática como suporte.
Espero que gostem...
Conteúdo: Matemática
Faixa Etária: quatro e cinco
anos
Objetivos:
- Apresentar as figuras geométricas;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Nomear as formas geométricas;
- Aprender a fazer uso do programa Paint e/ou
Tuxpaint;
- Trabalhar com a coordenação motora
Recursos e materias:
- Blocos lógicos
- Tangran
- Laboratório de informática
DESCRIÇÃO DAS
ATIVIDADES
1º momento
O professor deve fazer uma rodinha com as crianças para mostrar as formas geométricas e falar sobre elas, mostrando onde elas estão presentes no dia-a-dia.
2º momento
Mostrar os blocos lógicos e deixar as crianças brincarem como quiserem.

3º momento
Levar as crianças para o laboratório de informática para para utilizar os recursos e entrar em contato com a informática , e assim obter um aprendizagem de forma lúdica e prazerosa com a utilização do Paint ou do Tux Paint.

4º momento
Disponibilizar ou confeccionar junto com as crianças o tangran, mostrando que é um jogo composto por formas geométricas. Pedir para que montem o que quiser.

O professor deve fazer uma rodinha com as crianças para mostrar as formas geométricas e falar sobre elas, mostrando onde elas estão presentes no dia-a-dia.
2º momento
Mostrar os blocos lógicos e deixar as crianças brincarem como quiserem.

3º momento
Levar as crianças para o laboratório de informática para para utilizar os recursos e entrar em contato com a informática , e assim obter um aprendizagem de forma lúdica e prazerosa com a utilização do Paint ou do Tux Paint.

4º momento
Disponibilizar ou confeccionar junto com as crianças o tangran, mostrando que é um jogo composto por formas geométricas. Pedir para que montem o que quiser.

Avaliação
A avaliação será processual, respeitando os seguintes
critérios:
- Participação
- Criatividade
- Interesse em realizar a proposta
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário